Código Florestal: emendas serão votadas a partir da 15 h. Estaremos ao vivo, direto do Congresso

Publicado em 05/07/2010 11:48 e atualizado em 05/07/2010 14:23
O presidente da Comissão Especial que avalia as propostas de reforma do Código Florestal, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), explicou há pouco que os deputados iniciaram um debate sobre as alterações apresentadas nesta segunda-feira pelo relator da reforma, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao texto inicial, apresentado no começo de junho. Depois desse debate, os deputados voltam a se reunir hoje, às 15 horas, para apresentar propostas de alteração às mudanças apresentadas hoje por Aldo Rebelo. A reunião foi suspensa por 10 minutos para que os deputados chegassem a um acordo sobre o regimento da Câmara, trabalhos que já foram retomados.

Além das mudanças que já havia sido defendidas pelo relator, Aldo Rebelo retirou, por exemplo, a autorização para os Estados reduzirem a área de preservação permanente (APP) na beira dos rios. Aldo manteve, no caso dos rios de 5 a 10 metros de largura, a redução da reserva de 30 para 15 metros. O texto original também permitia redução de 15 para 7,5 metros.

Outra mudança no parecer é que, se houver desmatamento não autorizado, o responsável estará sujeito a sanções cíveis e penais, mesmo recompondo a área. O relator também aceitou que os agricultores façam a compensação florestal em área do mesmo bioma, independentemente dos limites do estado. A compensação florestal é uma exigência para os agricultores que desmataram e precisam, assim, recompor uma área para compensar esse dano.

O parecer inicial previa a compensação florestal em uma outra área, mas no limite do estado. Aldo reconheceu, no entanto, que alguns estados têm possibilidade restrita de recomposição, como Rio Grande do Sul e São Paulo.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com receios sobre fiscal e Selic
Dólar dispara frente ao real em meio à reprecificação de ativos pelo mercado
Bowman, do Fed, diz ter discordado do corte de 0,50 p.p. nos juros por inflação acima da meta
STOXX 600 cai um dia após alta impulsionada pelo Fed
Candidato de oposição da Venezuela em exílio disse que foi avisado que seria preso
BCs podem enfrentar inflação volátil nos próximos anos, diz Lagarde