Código Florestal: Sessão suspensa deve recomeçar às 12h15

Publicado em 06/07/2010 10:32 e atualizado em 06/07/2010 11:54
A sessão em que estão sendo discutidas as alterações no Código Florestal recomeçou na manhã desta terça-feira (6), por volta das 10h, em Brasília.

A movimentação no Congresso é grande. No local, há cerca de 600 produtores acompanhando o andamento do processo, entre eles líderes rurais, membros de entidades como a Aprosoja, Famato, Faeg, Faep, Unica, entre outras.

Representando a frente ambientalista, há membros de entidades como o Greenpeace, o SOS Mata Atlântica e demais instituições também estão presentes.

Segundo o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), o relatório deverá ser votado ainda hoje, mesmo que sem um consenso entre os parlamentares já que o relator da comissão especial, o deputado Aldo Rebelo, apresentou novas mudanças e com isso o estudo deve avançar até a madrugada.
 
Colatto disse que com a aprovação das alterações, "o código será ajustado à realidade brasileira e a agricultura poderá respirar" e se mostrou otimista dizendo que "como os parlamentares a favor das alterações estão em maioria, certamente o relatório prevalece e será aprovado".

Hoje, foi permitida a entrada de representantes das duas frentes no plenário para que acompanhem as discussões pessoalmente. As outras pessoas foram dividas em outros sete plenários e acompanham por telões.

Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Na sessão que acontece no plenário, em Brasília, sobre as alterações no Código Florestal, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da Comissão Especial, fez a leitura das mudanças que implementou no relatório e explicou cada uma delas. "Dentro das minhas limitações, tentei fazer uma aperfeiçoamento deste relatório, que é produto e consequência de inúmeras discussões e audiências públicas", disse o deputado.

Segundo o deputado, algumas das mudanças são resultado mais da "persistência do que da inteligência dos solicitantes".

Disse que as alterações foram baseadas nas intervenções das duas frentes - ambientalista e ruralistas - e que sua proposta se baseia em um profundo estudo com representantes e especialistas tanto de um lado quanto de outro.

Rebelo fez alterações no relatório final desde que apresentou o documento à comissão, no início de junho. O texto final traz, entre vários pontos, de mudanças de critérios para recomposição ou não de APPs e reserva legal, da competência dos estados para legislar sobre questões ambientais, da manutenção de áreas para produção consolidadas e da suspensão de penalidades e de autorizações para novos desmatamentos. Aldo Rebelo informou que, entre ontem e hoje, fez apenas modificações de aprimoramento do texto do parecer, mas nenhuma modificação de conteúdo.

Além disso, afirmou ainda que com a legislação atual nunca se chegou a um resultado de fato,construtivo, já que o panomara de devastação ambiental no Brasil ainda é preocupante, bem como a ilegalidade em que se encontra grande parte da agricultura brasileira. 

Acompanhe a transmissão AO VIVO da sessão em Brasília no site Notícias Agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Raul Cardoso da Silva Filho Visconde do Rio Branco - MG

    Sugeri ao Deputado Aldo Rebelo várias alternativas e solicitei a ele que ouvisse o corpo técnico das Universidades de Ciências Agrárias, pois entendo que eles detém vasto conhecimento sobre o assunto. Dentre as coisas que precisam ser enfatizadas é que somos os produtores de alimentos que chegam as mesas dos habitantes do planeta e merecemos respeito de toda a sociedade. Quando se fala do meio urbano, fala-se em área de risco e não de preservação permanente(APP). A ocupação das áreas urbanos em percentual elevado está em área de preservação permanente. Queremos que a nova lei trate as questões rurais da mesma forma que trata a ocupação dos solos em áreas urbanas.

    0