Código Florestal: Relator diz que quadro no campo é de "perplexidade"

Publicado em 06/07/2010 11:48 e atualizado em 06/07/2010 16:21
O relator da proposta de revisão do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), afirmou há pouco que observou um quadro de "perplexidade" no campo durante o período de audiências públicas que antecedeu a preparação de relatório que propõe mudanças na legislação ambiental. "O quadro é de perplexidade diante do quadro que pude apurar", afirmou o relator.

Para justificar sua "perplexidade", Aldo Rebelo contou que um pequeno produtor de mel foi multado em R$ 3 milhões quando transportava quatro cortiços (colméia) com abelhas. Ao ser abordado pela fiscalização e ser informado do valor da multa, contou o relator, o apicultor perguntou por que o valor da multa era tão elevado. De acordo com o deputado, o fiscal disse ao produtor que o valor da multa considerava cada uma das abelhas de cada cortiço.
 
Aldo Rebelo voltou a falar sobre a multa de pouco mais de R$ 3 milhões fixada pela Polícia Federal de São Paulo a um grupo de assentados que deslocou 64 reses para pastarem numa unidade de conservação do Vale do Paranapanema (SP).

O relator avaliou ainda que cumprir a legislação ambiental não é uma dificuldade apenas para os pequenos agricultores, especialmente no que diz respeito à manutenção da reserva legal e das Áreas de Proteção Permanente (APPs). "Os pequenos se desfazem pela sobrevivência. Os médios e grandes remanescentes não conseguem se proteger dos desmatadores ilegais que querem as florestas para fazer carvão", disse.

O relator lamentou que "desconfianças mútuas não conduziram até hoje à defesa do meio ambiente ou da agricultura, sem abrir espaço para a busca de soluções que preencham soluções legítimas." Ele acrescentou ainda que a legislação ambiental mantém 90% da atividade agrícola em situação de ilegalidade. Aldo Rebelo acrescentou ainda que o cumprimento da legislação ambiental é mais difícil em áreas antigas e citou nominalmente os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e a região Amazônica.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética