Comissário de Agricultura da União Europeia vai visitar o Brasil

Publicado em 14/07/2010 09:30 652 exibições
O comissário de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, Dacian Ciolos, declarou que pretende vir ao Brasil para ver de perto o desenvolvimento da agricultura nacional. Ele recebeu o convite oficial para fazer a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, na tarde desta terça-feira (13). “As negociações têm sido produtivas e são um passo importante para alavancarmos o comércio de produtos agrícolas para a Europa”, destacou.

Rossi fez um relato sobre os rumos da política agrícola brasileira e os resultados expressivos que o País vem obtendo no mercado mundial de alimentos, destacando-se na venda de carnes, suco de laranja, açúcar e café, entre outros produtos. A União Europeia é a principal parceira comercial do Brasil que, no ano passado, registrou recuo de 85% na venda de produtos agrícolas para o continente. O assunto foi um dos temas discutidos com Dacian Ciolos.

O comissário europeu para a Agricultura disse a Rossi que vê com bons olhos os esforços do Brasil para ampliar sua produção agropecuária, enquanto mantém iniciativas para preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade de seus recursos naturais. “Na Europa, há uma preocupação central com a questão da preservação ambiental”, disse Ciolos. Ele negou que a União Europeia tenha uma política de proteção do mercado. “Os consumidores europeus têm exigências muito altas”, declarou.

O ministro da Agricultura fez um relato sobre o desenvolvimento da agricultura brasileira, destacando as ações do governo federal para assegurar resultados positivos no campo e, simultaneamente, mitigar a emissão de gases de efeito estufa. “Somos a primeira agricultura do mundo a se preocupar em ampliar a produção de alimentos e preservar o meio ambiente”, disse.

Ele listou as políticas públicas de estímulo aos produtores brasileiros para desenvolver atividades agroeconômicas que possam resultar na recuperação de terras degradadas, preservação de florestas e na sustentabilidade ambiental. Como exemplo, destacou o lançamento do programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), ocorrido em junho, que oferece linhas de crédito diferenciadas para os produtores rurais brasileiros.

O ministro está em Bruxelas à frente de uma missão oficial do governo brasileiro para tratar das relações comerciais entre Brasil e União Europeia. Integram a comissão os secretários de Defesa Agropecuária, Francisco Jardim, de Relações Internacionais, Célio Porto, além de técnicos do Ministério da Agricultura e diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. O encontro com Ciolos foi o último compromisso oficial com autoridades europeias nesta terça-feira. A missão regressa amanhã para o Brasil.

Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário