Dado da China anima, mas bolsas da Ásia realizam lucros

Publicado em 15/07/2010 09:51
As Bolsas de Valores asiáticas caíram nesta quinta-feira, com os investidores realizando lucros após um rali recente apesar de dados da China terem mostrado apenas um pequeno resfriamento econômico no país.

A confiança dos investidores foi minada pela fraca estreia das ações do Agricultural Bank of China em Xangai após um IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) de US$ 22 bilhões, o maior da história.

O índice MSCI que acompanha as Bolsas da região a Ásia-Pacífico exceto Japão tinha queda de 0,65%, aos 397,41 pontos, às 8h01 (horário de Brasília) com os investidores realizando lucros depois da máxima em três semanas atingida na véspera.

O crescimento anual da economia chinesa foi de 10,3% no segundo trimestre contra 11,9% nos três primeiros meses do ano, em resposta às restrições de crédito e à atenuação de estímulo fiscal.

Os dados mostraram que as preocupações com uma desaceleração acentuada na terceira maior economia do mundo foram exageradas.

"Com a desaceleração do crescimento e as pressões inflacionárias ao consumidor mantendo-se essencialmente estáveis, a mensagem é que a valorização da moeda continuará modesta e não há forte pressão sobre as autoridades para aumentar os juros no curto prazo", afirmaram analistas do Rabobank em uma nota.

Sem surpresas desagradáveis com a China, os investidores se voltaram para a saúde da maior economia do mundo após a ata da reunião do Federal Reserve de junho mostrar preocupações com o ritmo da recuperação dos Estados Unidos.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em queda de 1,12%, para 9.685 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng recuou 1,48%, para 20.255 pontos. Xangai perdeu 1,87%, a 2.424 pontos e Taiwan cedeu 0,13%, para 7.704 pontos.

Em Seul, a Bolsa caiu 0,38%, a 1.751 pontos.

Em Sydney, o mercado australiano encerrou com desvalorização de 0,45%, para 4.442 pontos.

Cingapura cedeu 0,31%, para 2.943 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro