Bolsas da Ásia fecham sem tendência comum, índice cai

Publicado em 04/08/2010 10:01
As principais Bolsas de Valores da Ásia encerraram sem direção comum nesta quarta-feira, com o índice que reúne mercados da região operando em baixa.

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as Bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha queda de 0,1 por cento, para 417,66 pontos.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve baixa de 2,11%, com o dólar recuando para o menor nível em 8 meses contra o iene após fracos dados nos Estados Unidos que apontaram mais afrouxamento na política do Federal Reserve.

O movimento disparou preocupações de que a força da moeda japonesa possa continuar erodindo os lucros dos exportadores, prejudicando o crescimento da economia.

Tais receios, combinadas com uma série de dados decepcionantes dos Estados Unidos que ofuscaram as expectativas de recuperação da maior economia do mundo, impulsionaram bônus do governo do Japão, impulsionando o rendimento dos títulos de 10 anos para abaixo de 1 por cento pela primeira vez em sete anos.

Investidores tiveram um alívio quando o ministro das Finanças do Japão reiterou que acompanha atentamente a flutuação da moeda em um momento em que a fraqueza do dólar testa a tolerância a um iene mais forte enquanto a economia tenta sair de um processo deflacionário.

"Hoje, a queda de ações ocorre realmente por causa do iene. A este nível, há inevitavelmente preocupações com o tipo de impacto que isso terá sobre os lucros das empresas daqui para frente", disse Toshiyuki Kanayama, analista de mercado na Monex Inc.

A fabricante de chips Tokyo Electron perdeu 3,1%, enquanto fabricante de câmeras digitais Canon caiu 3,7% e a produtora de componentes eletrônicos Kyocera caiu 2,3%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,43%, para 21.549 pontos. Xangai avançou 0,44%, para 2.638 pontos. Em Taiwan, a Bolsa terminou com valorização de 0,19%, aos 7.972 pontos.

Em Seul, o mercado fechou com ligeira baixa de 0,07%, aos 1.789 pontos. A Bolsa de Sydney perdeu 0,65%, aos 4.542 pontos.

Cingapura terminou com desvalorização de 0,43%, aos 3.001 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inflação da zona do euro está no caminho certo e voltará à meta em breve, diz De Cos, do BCE
Fed mantém taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,50%
Mercado espera grande queda de vendas da Apple e aguarda IA nos iPhones
Abertura de vagas no setor privado dos EUA cresce em abril e supera expectativas
Fed manterá taxas estáveis enquanto inflação diminui esperanças de flexibilização da política monetária