Adesão ao Seguro Rural é baixa em Mato Grosso

Publicado em 05/08/2010 10:05
Apenas 5% de aproximadamente 25 mil produtores de Mato Grosso possuem algum tipo de seguro contra catástrofes climáticas, doenças e pragas. A estimativa é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado. Segundo ele, a baixa adesão se deve ao alto custo cobrado pelas seguradas e a ineficiência da cobertura dos planos. Mas, na opinião de Prado, o cenário tende a mudar. Isso porque, foi aprovado nesta terça-feira (3), por unanimidade no Senado, o projeto de Lei que autoriza a União a participar como cotista do Fundo de Catástrofes destinado à cobertura dos riscos do seguro rural relativos à produção agrícola, pecuária, aquícola e florestal.

Desta forma, o governo deverá depositar até R$ 4 bilhões em um período de 4 anos, sendo metade por ocasião da constituição do fundo e o restante nos 3 anos subsequentes. Bancos, seguradoras, cooperativas e até os produtores devem contribuir. O presidente da Famato explica que a medida deve garantir segurança ao sistema e atrair seguradoras interessadas em investir em uma atividade considerada de risco, como é a agropecuária. Ele acredita também que os preços dos seguros devem reduzir para o produtor. "Com isso teremos um aumento na adesão dos seguros rurais". O projeto de Lei foi encaminhado para sanção presidencial.

O senador e relator do projeto, Valter Pereira (PMDB-MS), explica que o fundo proposto vai substituir o atual Fundo de Estabilidade do Seguro Rural (FESR). Ele confirma que a medida de incentivas as adesões ao seguro do agronegócio. "A participação do governo deve oferecer estabilidade para o processo que costuma ser caro e é considerado de alto risco", avalia o senador.

Para o diretor de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Welington Soares Almeida, o Fundo de Catástrofe vai proporcionar o desenvolvimento do seguro rural no Brasil. Ele acrescenta que as seguradoras e resseguradoras deverão aumentar a oferta de produtos de seguro rural para as regiões sujeitas a instabilidades climáticas, como a região Sul, ou para produtos mais sensíveis, como o milho safrinha, trigo e frutas de clima temperado, uma vez que parte dos recursos será utilizada no pagamento de indenizações decorrentes de catástrofe bancadas pelo fundo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
A Gazeta

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário