Federarroz integra mobilização por renda na agricultura

Publicado em 09/08/2010 07:46 e atualizado em 09/08/2010 08:28
Pelo menos 1,5 mil arrozeiros serão mobilizados nesta terça-feira (10) em Porto Alegre
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) fortalecerá o Movimento dos Produtores Gaúchos, ao lado da Farsul, Fetag, Aprosoja e Fecoagro, na mobilização setorial por renda no campo, seguro agrícola e solução dos passivos do agronegócio.
Além dos arrozeiros, o movimento conta com produtores de soja, milho, trigo, fumo, leite e pecuaristas. A expectativa é mobilizar pelo menos 1,5 mil rizicultores para a concentração da próxima terça-feira, a partir das 10h, na Praça da Farsul, em Porto Alegre (RS).

 “Trata-se de uma grande mobilização em defesa da solução dos grandes problemas da agropecuária brasileira, pois outros estados também farão audiências públicas e manifestações neste mesmo dia. O agronegócio tem uma força muito grande na economia do Brasil, mas o produtor é cada vez mais penalizado e precisa de uma política agrícola que permita o acesso a renda”, destaca Renato Rocha, presidente da Federarroz. “O Setor Produtivo Arrozeiro tem importantes demandas, como um seguro agrícola compatível com a realidade da lavoura, apoio às exportações, desoneração de tributos nos insumos e máquinas agrícolas, renegociação de passivos, ações emergenciais de socorro aos produtores atingidos por enchentes em 2009 e 2010, acesso ao crédito rural e uma política agrícola eficiente”, complementa o dirigente arrozeiro.

Principais pontos da proposta de política agrícola ao setor produtivo:

a)      SEGURO RURAL e PROAGRO: Seguro de produção e não de crédito, cobertura para eventos não controláveis pelo produtor, aumento da subvenção ao prêmio, aumento do percentual de cobertura, entre outros;

b)     RENDA AGRÍCOLA: Mecanismos de comercialização, desoneração de custos, estímulo às exportações, incentivo à armazenagem ao produtor e acesso ao crédito rural;

c)      SOLUÇÃO DO PASSIVO: novo programa de renegociação de dívidas englobando débitos de custeio e investimento desde a safra 03/04 até 30/06/07 e custeios prorrogados por frustração de safra e/ou comercialização.

O Grupo de Trabalho - GT das entidades fará reunião nesta segunda-feira (09/08) às 14h na sede da Farsul, para concluir a proposta a ser entregue ao Governo Federal.

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai frente ao real em linha com exterior; mercado aguarda Fed
Ações da China e de Hong Kong sobem lideradas por setor imobiliário
Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana