Conab pesquisa preços recebidos pelo agricultor familiar

Publicado em 09/08/2010 16:06
Um novo sistema de levantamento de preços recebidos por agricultores familiares está sendo elaborado por técnicos da Conab, com previsão de encerramento em setembro. A proposta é utilizar os preços praticados por produtores nas áreas que recebem financiamento do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e não os dos centros de comercialização da agricultura empresarial, como vem ocorrendo.
Para a Superintendência de Gestão da Oferta (Sugof), o processo de levantamento deve retratar preços ágeis e com informações que reflitam a realidade do mercado, “já que são produtos perecíveis e têm um ciclo de produção e colheita muito rápido, sujeito a mudanças climáticas”.  Com o novo processo, será utilizado, por exemplo, o preço pago por um litro de leite na porta da fazenda e não o que é recebido  pelos grandes laticínios.
Cerca de 40 produtos que integram o Programa de Garantia da Agricultura Familiar (PGPAF), como milho, arroz, feijão, farinha de mandioca e os extrativistas castanha-do-brasil, pequi, babaçu e açaí dos principais municípios produtores vão ser pesquisados. Os novos valores serão utilizados, pela Companhia, como referência para cálculo de bônus do programa e de outros.
Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética