Bovespa cai 1,18%, à espera de reunião do Fed nos EUA; dólar vai a R$ 1,76

Publicado em 10/08/2010 13:32

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em queda de mais de 1% nesta terça-feira, na expectativa do resultado da reunião do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) nesta tarde. Enquanto isso, dados econômicos negativos nos Estados Unidos e na China dão o tom negativo aos mercados aqui e no exterior.

O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, cai 1,17%, aos 67.059 pontos. Na segunda-feira, a Bovespa fechou em alta de 0,34%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones cai 0,77%.

O dólar comercial registra alta de 0,62%, em R$ 1,763. A taxa de risco-país marca 190 pontos, número 0,52% acima da pontuação anterior.

Relatório divulgado hoje mostra que as importações na China estão caminhando para a estagnação, o que poderia prejudicar diversas economias que dependem diretamente das exportações.

Nos EUA, a desaceleração no crescimento da economia vai ser o principal assunto do encontro da autoridade monetária. Os investidores esperam pela visão do Fed sobre a recuperação no país e por quaisquer potenciais planos para retomar alguns dos programas de incentivo à atividade.

Além disso, o Departamento do Trabalho divulgou hoje que a produtividade fora do setor agrícola nos EUA diminuiu no segundo trimestre pela primeira vez em um ano e meio. O índice declinou a uma taxa anual de 0,9%, após subir 3,9% no primeiro trimestre. Foi a primeira vez desde o quarto trimestre de 2008 que a produção por trabalhador caiu.

Na Europa, a Bolsa de Londres fechou em queda de 0,63%, enquanto em Frankfurt houve desvalorização de 1,17%.

No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o nível de emprego na indústria cresceu 0,5% em junho, na comparação com o mês anterior, registrando o sexto resultado positivo seguido.

Em relação a igual período em 2009, houve aumento de 4,9%, a quinta alta consecutiva nesse confronto e o maior crescimento desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2001. No semestre, o emprego industrial acumula alta de 2,4%.

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética