Brasil pode triplicar safra recorde de grãos, diz ex-presidente da CRA

Publicado em 17/08/2010 07:58 e atualizado em 17/08/2010 10:19
Se o país solucionar problemas de escoamento da produção, investir na recuperação de áreas degradadas e ampliar a produção nacional de insumos agrícolas, poderá triplicar o volume recorde de grãos esperado para 2010 - 146,4 milhões de toneladas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A afirmação é do senador licenciado Neuto De Conto (PMDB-SC), ex-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), em entrevista à Agência Senado.

- O grande problema é a infraestrutura, o escoamento, por exemplo. Hoje, compramos em Santa Catarina por R$ 18 uma saca de milho que é produzida por R$ 6 em Mato Grosso. O preço triplica por causa do transporte em caminhões, que rodam sobre estradas precárias - disse Neuto De Conto, para quem é urgente a construção de ferrovias para escoamento da safra.

Ainda segundo ele, o país pode dar grande salto na produção agrícola apenas com a recuperação de áreas degradadas.

- No Norte, Nordeste e Centro-Oeste, temos mais de 60 milhões de hectares de terras degradadas, que podem ser recuperadas para agricultura, sem desmatamento ou poluição de qualquer tipo, apenas com tecnologia e infraestrutura, triplicando nossa produção.

O senador também defende que o Brasil se torne autossuficiente em fertilizantes e adubos, principalmente aqueles à base de potássio. Para ele, essa é uma questão estratégica, pois o Brasil possui reservas de matéria-prima e poderia fabricar os fertilizantes, ficando independente do produto importado.

Quanto à reforma agrária, Neuto De Conto diz que é preciso fazer um cadastro nacional de trabalhadores sem-terra.

- É possível, sim, distribuir terras, assentar, oferecer tecnologia, tudo isso. Acontece que os movimentos de sem-terra e a questão da reforma agrária viraram mote de campanha, de manipulação política e ideológica, e a coisa não é tratada com a seriedade e a profundidade que merecia. Hoje, há um número enorme de desempregados urbanos como massa de manobra de movimentos políticos - disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário