Brasil assume em outubro presidência do Conselho Agropecuário do Sul

Publicado em 19/08/2010 07:33
O Brasil ocupará, a partir de outubro, a presidência anual rotativa do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), criado em 2003 pelo Mercosul. O convite foi feito hoje (18) pela secretária do conselho, Alejandra Sarquis, em reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi.
 
O CAS é uma instância de diálogo, consulta e harmonização das ações feitas pelos ministérios da Agricultura do Brasil, da Argentina, do Paraguai, Uruguai e também da Bolívia e do Chile. O trabalho do conselho é voltado ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, florestal e pesqueiro. Além disso, tem uma preocupação especial com a sanidade animal e vegetal na região.

Um dos principais temas tratados recentemente pelo conselho é a atuação conjunta entre os países sul-americanos para conter a febre aftosa, que afeta principalmente o rebanho bovino. A falta de erradicação da doença em países vizinhos, como a Bolívia, que faz fronteira com o Brasil, está entre os principais pretextos usados para barrar a entrada da carne bovina brasileira em alguns mercados internacionais.

O comando do conselho será passado ao Brasil pelo Paraguai na sua próxima reunião, marcada para os dias 21 e 22 de outubro, em Santiago do Chile. Sempre representa o país no CAS o ministro da Agricultura em exercício.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA