Bovespa tem novo dia de baixa e cai 0,62%; dólar sobe para R$ 1,76

Publicado em 20/08/2010 14:01

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em queda desde o início das negociações desta sexta-feira, na esteira da desvalorização no mercado no exterior. Sem indicadores relevantes na agenda, os investidores mantém o ritmo de vendas da véspera, quando novas notícias negativas sobre os Estados Unidos deram o tom ao mercado.

O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, cai 0,65%, aos 66.449 pontos. Na quinta-feira, a Bovespa fechou em queda de 1,11%. Nos Estados Unidos, o Dow Jones cede 0,93%.

O dólar comercial registra alta de 0,34%, em R$ 1,763. A taxa de risco-país marca 203 pontos, número 0,99% acima da pontuação anterior.

O mercado hoje encontra poucas razões para ir às compras. Não há relatórios na agenda que possam reduzir o impacto negativo das notícias sobre a redução do ritmo de crescimento da economia divulgadas na quinta-feira.

Além disso, números anunciados ontem mostraram que o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA subiu para 500 mil na semana passada, atingindo o maior nível em nove meses.

No início deste ano, os investidores mostravam preocupações com o ritmo de recuperação da economia europeia, que poderia afetar a retomada global. Agora, os relatórios econômicos voltam esses temores para a economia dos Estados Unidos.

Dados mostram que o setor privado está receoso em contratar novos funcionários, por conta das incertezas sobre a força dos negócios nos próximos meses. Isso tem feito com que as pessoas se preocupem com a manutenção de seus empregos e gastem menos. Mas até que o consumo das famílias se eleve, o desemprego pode continuar alto.

Na Europa, o principal índice de ações caiu e fechou no menor nível em um mês, com temores sobre a economia global pesando nos negócios e as ações de empresas ligadas a construção entre as piores quedas.

Os papéis do setor seguiram a trajetória negativa iniciada na véspera, depois que a Holcim, a segunda maior do mundo em cimentos, reportou lucros decepcionantes no primeiro semestre. Holcim, Santi-Gobain e HeidelbergCement caíram entre 2,1% e 2,6%.

O FTSEurofirst 300, mais importante índice acionário europeu, caiu 0,67%, aos 1,029.91 pontos. Em Londres, o índice Financial Times fechou em queda de 0,31%, a 5.195 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 1,15%, para 6.005 pontos.

Entre as notícias do dia no Brasil, o IPCA-15, prévia da inflação oficial, registrou deflação de 0,05 em agosto. A desaceleração ocorre pelo segundo mês seguido, após ter recuado 0,09% em julho, de acordo com a pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário