IPC-Fipe registra 0,21% de elevação na terceira prévia de agosto

Publicado em 25/08/2010 08:06
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo teve pouca alteração na terceira leitura do mês. Depois de abrir agosto com 0,20% de alta e manter essa taxa na medição seguinte, o indicador apresentou elevação de 0,21% no levantamento mais recente, mostrou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Das sete classes de despesas avaliadas, Alimentação foi a única a ficar no terreno negativo na terceira prévia de agosto, com declínio de 0,39%. Houve, no entanto, uma moderação no ritmo de queda já que o grupo tinha recuado 0,53% na segunda apuração do mês.

Saúde voltou a marcar 0,58% de acréscimo, taxa essa registrada na leitura inicial de agosto. Na segunda quadrissemana, o ramo avançou 0,55%. Com alta de 0,50%, apareceram Vestuário e Transporte; o primeiro veio de 0,11% de expansão e o segundo, de 0,58% de ampliação.

Despesas Pessoais saíram de 0,57% para 0,35% de elevação entre a segunda e a terceira prévia de agosto e Habitação, de 0,35% para 0,31% de incremento. Educação passou de acréscimo de 0,03% para 0,06%.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética