Europa vai propor nova regulamentação no mercado de commodities

Publicado em 31/08/2010 10:43
A Comissão Europeia afirmou nesta terça-feira que proporá em setembro uma melhor regulamentação dos mercados financeiros ligados a matérias-primas, que incluiria mais transparência e disciplina, em resposta a um pedido feito neste sentido pela França.

O comissário europeu de Mercado Interno, o francês Michel Barnier, afirmou em uma carta que compartilha a posição de Paris sobre 'a necessidade de uma perspectiva europeia' para melhorar a regulamentação dos mercados onde são cotadas as matérias-primas.

'Mais precisamente, a nível europeu, as propostas que farei em meados de setembro sobre produtos derivados trarão mais transparência e disciplina em relação às matérias-primas', explicou Barnier, em uma carta obtida pela France Presse em Bruxelas.

De fato, a Comissão Europeia deve propor uma nova legislação sobre produtos financeiros derivados, concebidos para proteger os investidores das grandes flutuações das cotações, mas criticados por fomentar a especulação, fazendo disparar os preços das matérias-primas, entre as quais estão alimentos básicos como o arroz.

A França fez um pedido formal à Comissão Europeia para que tome 'iniciativas' para 'melhorar' a regulação dos mercados financeiros relacionados às matérias-primas, segundo anunciou nesta terça-feira.

Em uma carta conjunta, três ministros franceses (Economia, Energia e Agricultura) afirmaram que a regulação vigente é 'insuficiente', e pediram uma iniciativa europeia para melhorá-la.

Barnier também defendeu uma reflexão europeia e outra em nível mundial, uma vez que se trata de 'uma questão complexa que requer coordenação internacional'.

Fonte: France Presse

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos