Estoques de petróleo caem para 360 milhões de barris nos EUA

Publicado em 09/09/2010 14:29
221 exibições

O Departamento de Energia dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira que os estoques de petróleo caíram para 359,9 milhões de barris. Segundo o relatório de estoques, houve uma queda de 1,9 milhão de barris na semana que terminou em 3 de setembro.

As informações são formuladas em comparação com a semana terminada em 27 de agosto, quando os estoques estavam em 361,7 milhões de barris.

As reservas de gasolina ficaram praticamente estáveis em 225,2 milhões de barris, ante os 225,4 milhões de barris do período anterior (recuo de 0,1%). O crescimento na semana foi de 9,5 milhões de barris por dia.

O estoque dos produtos destilados (diesel e combustível para calefação) também permaneceu estável, caindo dos 227,6 milhões de barris na semana terminada em 27 de agosto para 227,4 milhões de barris em 3 de setembro.

O índice que mede a capacidade das refinarias apresentou uma leve alta, para 88,2%, ante o indicador 87% da semana anterior.

O nível dos estoques de petróleo dos EUA é um importante indicador porque o país é o maior consumidor importador mundial. Assim, a demanda norte-americana influencia no preço e oferta global. A elevação dos estoques diminui a pressão nos valores internacionais, enquanto a queda indica um maior consumo, valoriza o produto e faz o preço subir.

O Departamento de Energia divulga os estoques de petróleo sempre às quarta-feiras. No entanto, devido ao feriado do Dia do Trabalho (Labor Day), o relatório foi divulgado excepcionalmente nesta quinta-feira.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário