Situação da América Latina melhorou sensivelmente, aponta "The Economist"

Publicado em 10/09/2010 09:49
A situação geral da América Latina nos últimos 25 anos melhorou sensivelmente, segundo um artigo publicado nesta sexta-feira pela revista "The Economist", no qual indica a possibilidade de a região alcançar maior riqueza e produtividade.

Com o título "América Latina: 200 anos de crescimento", o artigo analisa em detalhes o crescimento experimentado pela região nos últimos dois séculos e repassa os atuais conflitos, além de dar uma visão de seu futuro político e econômico.

O artigo, que cita importantes melhorias na América Latina produzidas nos últimos 25 anos em um plano geral, ressalta as boas taxas de crescimento e a saída de milhões de pessoas da pobreza.

Entre os anos 2003 e 2008 foi registrado o melhor comportamento desde 1960, com crescimento econômico médio de 5,5% anual e uma inflação em geral de um único dígito.

"The Economist" se refere ao pequeno "buraco" entre o fim de 2008 e o início de 2009, mas indica que a América Latina volta a despontar e antecipa crescimento global de 5% para 2010.

Desta maneira, se transforma em uma área geográfica cada vez mais atraente para investimentos estrangeiros.

O artigo lembra que a América Latina tem 5% das reservas mundiais de petróleo, grande quantidade de minerais, perto da quarta parte do solo fértil de todo o mundo e 30% da água natural.

Ao mesmo tempo, os sistemas políticos democráticos se estenderam para quase todos os países e, na maior parte, valem as regras de economia de mercado.

A publicação coloca o Brasil como exemplo ao assinalar que atualmente é um dos países de maior crescimento do mundo.

Na hora de abordar os problemas, a publicação aponta que a América Latina foi a área do mundo com menor crescimento na produtividade.

Além disso, detalha que a distribuição da renda per capita é ainda desigual e cita o clima de violência em alguns países provocado, em grande parte, por organizações vinculadas ao narcotráfico.

Em linhas gerais, o relatório conclui que a América Latina mais rica e produtiva é possível, embora para alcançá-la seus diferentes países devem tratar de manter suas taxas de crescimento entre 5% e 6% para reduzir a pobreza.

Por outro lado, a análise recomenda a esta região proteger seus recursos naturais, especialmente as florestas, mediante a adoção de políticas ambientais, a necessidade de erradicar as altas taxas de criminalidade, assim como utilizar os atuais excedentes demográficos para criar modelos de previdência viáveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Os chineses tem 5.000 anos de histórico comercial. Veja uma repetição que ocorre: "Este ano tivemos no mês de agosto 5 domingos, 5 segundas e 5 terças-feiras". Isso somente acontece a cada 823 anos e, segundo a cultura chinesa do feng shui, aquele que conta tal fato aos outros nos primeiros dias de setembro atrairá muito dinheiro, muita sorte, muito amor... - Vamos contar pra todo mundo não é? - Muita sorte pra você! - E que os chineses estejam certos... apesar da constatação do The Economist.

    0