Agência prevê aumento da demanda de petróleo em 2010

Publicado em 10/09/2010 09:51
A AIE (Agência Internacional de Energia) revisou para cima as previsões de demanda mundial de petróleo para o ano de 2010, mas deixou inalterada a projeção de 2011, destacando as dúvidas sobre a recuperação econômica.

No relatório mensal, a agência, que representa os intereses dos países ricos, afirma que este ano serão consumidos na média 86,6 milhões de barris diários (mbd), 1,9 mbd a mais que em 2009 (2,2%).

Para o próximo ano, a previsão é de um consumo de 87,9 mbd, ou seja, 1,3 mbd a mais que em 2010 ( alta de 1,5%).

OPEP

Em agosto, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) revisou para cima a sua previsão de demanda de petróleo em 2010 (aumento de 1 milhão de barris diários, para 85,5 mbd), apesar das expectativas moderadas para o final do ano.

"Graças à demanda estável de petróleo nos Estados Unidos, a demanda mundial de óleo cru foi revisada para cima em 0,1 mbd para chegar a um crescimento de 1,05 mbd" em 2010, explicou a Opep.

Desta forma, a demanda total para este ano se situará em 85,5 mbd, ante 84,46 mbd no ano passado.

"A demanda de petróleo na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos) no segundo trimestre cresceu pela primeira vez desde 2007", também devido ao desempenho da economia americana, acrescentou o cartel.

Para o final de 2010, os países exportadores de petróleo esperam uma desaceleração do crescimento, já que "os países abandonam de forma progressiva seus planos de ajuda" para reativar a economia.

"O crescimento da demanda do óleo cru virá dos países de fora da OCDE, principalmente China, Índia, Oriente Médio e América Latina", afirmou a Opep.

Fonte: France Presse

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar