China é um motor importante para a recuperação mundial, diz premiê

Publicado em 13/09/2010 10:31
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou nesta segunda-feira que seu país é um "motor importante" para a recuperação econômica mundial, em um discurso no Fórum Econômico Mundial de verão que acontece na cidade de Tianjin, norte da China.

"O crescimento econômico da China tem permitido um notável desenvolvimento das oportunidades para as multinacionais e criado uma grande demanda para as grandes economias e as dos países vizinhos", disse Wen.

"A China se tornou um motor importante para a recuperação econômica mundial", disse o premiê, antes de elogiar o pacote de estímulo adotado pelo país, que qualificou de "oportuno, frutífero, efetivo e adequado para as realidades da China".

Produção

A produção industrial da China superou as previsões do mercado em agosto, subindo 13,9% sobre o ano anterior, ante alta de 13,4% em julho, informou a agência de estatísticas local no sábado.

Os preços ao consumidor subiram 3,5% em agosto na comparação anual, frente a 3,3% em julho.

Na sexta-feira (10), a agência informou que os lucros industriais da China cresceram 61,1% nos primeiros sete meses do ano em relação ao mesmo período de 2009, para 1,88 trilhão de yuans.

O aumento marcou uma forte desaceleração após a expansão anual de 71,8% no primeiro semestre, acrescentou a agência em seu site. Os números se referem aos lucros de empresas em 24 províncias e regiões, cujas receitas representam 82% de todas as companhias do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
France Presse

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário