Índice asiático cede, Japão sobe com medida surpresa sobre juro

Publicado em 05/10/2010 09:42
As principais Bolsas asiáticas fecharam em rumos opostos nesta terça-feira, com o Japão subindo após uma medida inesperada do banco central.

Às 7h55 (horário de Brasília), o índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão recuava 0,52%, aos 451 pontos, sendo que o índice de materiais tinha o pior desempenho, com queda de 1,6%.

O iene caiu e futuros de títulos do governo avançaram depois que o Banco do Japão cortou sua taxa básica de juro e prometeu mantê-la em zero até que os preços fiquem estáveis.

O movimento inesperado fez o Nikkei subir, contrariando a tendência em outros mercados asiáticos, onde a queda em Wall Street na véspera e preços menores do petróleo e de metais puxaram as bolsas para baixo.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em alta de 1,47%, aos 9.518 pontos.

Os bancos centrais do Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha têm enfrentado pressão por maior interferência para apoiar suas economias, que mostram recuperação morna após a pior recessão em décadas.

A decisão do Banco do Japão de reduzir o juro foi unânime. O BC vinha mantendo a taxa em 0,1% desde o fim de 2008.

"Foi uma jogada absolutamente surpreendente e corajosa. O BC japonês enviou uma mensagem favorável aos mercados, que esperavam apenas pequenos passos graduais", disse Seiji Shiraishi, economista-chefe do HSBC Securities Japan.

"O Federal Reserve também deve facilitar o crédito a curto prazo, portanto, o Banco do Japão tinha que agir agora para ter um grande impacto no mercado", disse Junko Nishioka, economista-chefe da RBS Securities no Japão.

Em Hong Kong o índice Hang Seng fechou com leve alta de 0,09%, aos 22.639 pontos. Xangai não operou e Taiwan recuou 0,55%, para 8.200 pontos.

Em Seul o índice fechou estável, aos 1.878 pontos.

Sydney encerrou com leve queda de 0,4%, para 4.606 pontos.

Cingapura ganhou 0,16%, para 3.162 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA