Brasil propõe acordo lácteo à Argentina

Publicado em 07/10/2010 08:01
Representantes da indústria de lácteos do Brasil e da Argentina reúnem-se hoje (7), em Buenos Aires, para avaliar propostas de exportação conjunta e prospecção de mercados. O encontro contará com dirigentes dos Ministérios da Agricultura (Mapa), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), BNDES e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O presidente da Câmara Setorial do Leite do Mapa, Rodrigo Alvim, espera reciprocidade na representação do setor e do governo da Argentina.

O Brasil apresentará à Argentina proposta de parceria para exportar leite condensado, leite modificado (com cálcio e ferro) e manteiga. A coordenadora-geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações do MDIC, Cândida Cervieri, revela que os potenciais mercados seriam Rússia, México, EUA e África. "Para manteiga, destacam-se Rússia, Canadá e Egito", exemplifica. No documento, elaborado em reunião da Câmara Setorial, em 20 de setembro, constam gargalos e perspectivas ao setor.

Alvim destaca que a parceria está sendo alinhavada desde agosto e este encontro servirá para conhecer a proposta argentina. Ele explica que o objetivo é identificar pontos em comum para construir o acordo. "O mais importante é que, para aceitar a integração produtiva, não iremos permitir que se faça um projeto para disputar nosso mercado." Alvim destaca que o único objetivo é formar plataforma para buscar terceiros mercados.

Segundo Cândida, o representante do BNDES irá acompanhar o encontro para identificar as intenções dos empresários e assim determinar um fundo de financiamento de projetos conjuntos. A expectativa é contar com a participação do Banco de La Nación. Os dois países juntos produzem 38 bilhões de litros de leite por ano. O primeiro mercado consumidor dos lácteos argentinos é o Brasil, seguido pela Venezuela.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA