Venezuela nacionaliza empresas Venoco e Fertinitro

Publicado em 11/10/2010 10:17
O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a nacionalização da Venoco C.A. e da Fertilizantes Nitrogenados de Oriente (Fertinitro), ambas empresas relacionadas com produtos químicos, petroquímicos e fertilizantes. A comunicação foi feita ontem, durante o programa "Aló Presidente", e transmitida pela Agência Venezuelana de Notícias.

"Foi autorizada a aquisição forçosa dos móveis e imóveis, incluindo benfeitorias, instalações, plantas, equipamentos industriais e demais ativos para a atividade de produção, processamento, transporte e armazenamento que pertençam ou se encontrem em posse das Industrias Venoco, Quimica Venoco, Compañía Anónima Nacional de Grasas Lubricantes, Aditivos Orinoco de Venezuela, Lubricantes Venoco Internacional e Servicios Técnico Administrativos Venoco”, disse Chávez.

O dirigente acrescentou ainda que passa para o Estado qualquer outra empresa relacionada com a Venoco que seja necessária para a elaboração de lubrificantes, óleos, graxas e materias para freios e outros produtos.

Segundo Chávez, a medida faz parte da construção da "pátria socialista e da soberania do país". No caso da Fertinitro, a ordem para a nacionalização visa ao plano de soberania agroalimentar.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street tem ganhos semanais com investidores digerindo rali
Impacto fiscal de medidas de apoio ao RS está em R$13,4 bi, valor deve aumentar
Dólar cai ante real com declarações de Campos Neto e influência externa
Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales
Medidas de compensação da desoneração serão anunciadas na semana que vem, diz Haddad