Europa e Mercosul debatem acordo sobre livre comércio

Publicado em 13/10/2010 07:44
Representantes do Mercosul e da União Europeia (UE) debatem até sexta-feira, em Bruxelas (Bélgica), medidas que possibilitem um acordo de livre comércio entre os blocos. Esta é a segunda rodada de negociações desde maio. Entre os temas principais de discussão estão barreiras técnicas ao comércio e medidas sanitárias e fitossanitárias ligadas à agricultura e à pecuária. Ambos os setores e as propriedades intelectuais brasileiras foram apontados como um tema que emperra as conversas pelo comissário para Comércio da UE, Karel de Gucht, que visitou o Brasil em setembro.

O presidente da Abipecs, Pedro Camargo Neto, acompanha as negociações a partir desta quinta-feira. Segundo ele, há grande expectativa para um acordo. Ele participou, ontem, na Rússia, de reunião entre o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e seis importadores de carnes brasileiras. "Foi um ponto politicamente importante", destacou, referindo-se à primeira participação de um ministro em uma missão comercial naquele país. Ele ainda destacou o encontro entre o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Jardim e a autoridade sanitária da Rússia, Sergey Dankvert. "Se abriu um canal de diálogo importante para as negociações." Apesar da boa impressão, Camargo Neto diz que é preciso esperar um pronunciamento oficial da Rússia. A expectativa é que isso aconteça em 21 de outubro, quando ocorrerá, em Genebra (Suíça), a reunião do conselho geral da OMC. "Os russos devem apresentar seu pacote de acordos comerciais."

Camargo Neto encerrou ontem sua participação na missão comandada pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, à Rússia. O grupo tratou de medidas que possam ampliar o comércio, especialmente de carnes, entre ambos os países. Em contrapartida, os russos pediram maior participação no mercado brasileiro de defensivos agrícolas e fertilizantes.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros