Mais estímulo aos EUA seria necessário em breve, diz Fed

Publicado em 13/10/2010 10:22
O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) considerou em sua última reunião em setembro que mais estímulos podem ser necessários em breve para a recuperação econômica dos Estados Unidos e discutiu a melhor maneira de fazer isso.

Os formuladores de política monetária fizeram avaliação de que mais medidas expansionistas seriam apropriadas o quanto antes, de acordo com a ata do encontro de 21 de setembro, divulgada nesta terça-feira.

As autoridades do Fed discutiram uma série de medidas para ajudar a economia, mas o foco foi na compra adicional de Treasuries de longo prazo e em meios de elevar as expectativas futuras de inflação.

Para ajudar a mudar as expectativas de inflação, o Fed discutiu a divulgação de informações mais detalhadas sobre quais taxas de juros a autoridade monetária preferiria, ou a possibilidade de deixar claro que o banco central toleraria um nível maior de inflação em uma base temporária.

O Fed também debateu a possibilidade de ter uma meta de ritmo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

O Fed mantém a taxa básica de juro norte-americana perto do zero desde dezembro de 2008 e já comprou cerca de US$ 1,7 trilhão em títulos ligados a hipotecas e Treasuries de longo prazo para injetar dinheiro na economia e ajudar na recuperação da pior recessão no país desde a década dos anos 1930.

Com a recuperação dando sinais de fadiga nos últimos meses, com a retirada de estímulos do governo dos EUA e a crise de dívida soberana na Europa, os membros do Fed disseram que iriam considerar medidas adicionais para dar suporte à morosa economia.

A ata do encontro de setembro do Fed mostrou que muitos membros estavam perto de se convencer da necessidade de medidas e se mostraram insatisfeitos com o progresso recente e esperado da economia.

Muitas autoridades sentiram que a menos que as condições melhorem, considerariam apropriado agir rapidamente na esperança de motivar uma recuperação forte.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário