Brasil e Argentina reforçam aproximação na área agrícola

Publicado em 19/10/2010 12:15
Pela terceira vez este ano, os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, se encontram para discutir ações comuns nas áreas de comércio e cooperação técnica. A 3ª Reunião do Diálogo Bilateral entre os dois países será realizada nesta quarta-feira, 20 de outubro, em Buenos Aires (Argentina), e dá continuidade ao cronograma de encontros trimestrais estabelecidos pelos ministros. “Juntos, Brasil e Argentina são gigantes no mercado mundial de alimentos. Temos todas as condições de aprofundar uma parceria estratégica para reforçar o peso dos nossos países no setor”, avalia Wagner Rossi.

O ministro da Agricultura estará acompanhado de delegação de secretários e técnicos do ministério, que participarão, com seus homólogos argentinos, de grupos de trabalho. Eles debaterão gestão estratégica, apoio à agricultura familiar, questões sanitárias e fitossanitárias, negociações comerciais e cooperação técnica. Em cada área, será estabelecida uma agenda de atividades para 2011.

O ponto de partida para a integração entre as duas nações vizinhas no setor agropecuário foi a visita de Wagner Rossi a Buenos Aires, em maio deste ano. Na ocasião, foram acertadas reuniões entre as equipes ministeriais dos dois países a cada três meses. O último encontro ocorreu em julho, com a vinda do ministro Julián Dominguez ao Brasil. Avanços na cooperação em pesquisa já puderam ser vistos naquela reunião, quando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (Inta) assinaram memorando de entendimento.

Em setembro, ao representar o ministro no lançamento do Plano Estratégico Agroalimentar e Agroindustrial da Argentina, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, assinou outro memorando, com foco em cooperação estratégica. Com validade de cinco anos, o documento prevê atividades de promoção de produtos para exportação e troca de experiências em tecnologia agrícola, além de posições conjuntas em fóruns regionais e internacionais.

A Argentina é o país que mais exporta produtos agropecuários para o Brasil. Entre janeiro e setembro deste ano, foram importados US$ 2,36 bilhões do agronegócio argentino, com destaque para trigo, farinha de trigo e malte. Em contrapartida, os embarques de produtos nacionais para o país vizinho totalizaram, no mesmo período, US$ 935 milhões. Os produtos mais vendidos foram papel, produtos derivados de cacau e carne suína

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar