PIB chinês tem menor avanço em um ano

Publicado em 21/10/2010 09:06
O crescimento econômico da China desacelerou no terceiro trimestre, enquanto a inflação acelerou ligeiramente em setembro, mostrando que a segunda maior economia do mundo está forte, mas longe de um superaquecimento. Os dados também sugerem que a surpreende alta de juro no país desta semana pode ser, por ora, suficiente.

O PIB (Produto Interno Bruto) subiu 9,6% sobre o terceiro trimestre de 2009, abaixo da expansão de 10,3% registrada no segundo trimestre. Analistas previam uma taxa de 9,5%.

Grande parte do arrefecimento pode ser explicado por uma maior base de comparação, já que no ano passado a China estava se recuperando da crise financeira global. Também é um bom resultado para o governo, que tem gradualmente retirado os estímulos monetários e fiscais.

A inflação na comparação anual acelerou para 3,6% em setembro, máxima em 23 meses, em linha com as previsões.

A expansão da produção industrial desacelerou para 13,3% na comparação anual, a menor taxa em 13 meses e abaixo da expectativa do mercado de 13,6%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário