Economia caminha para crescimento zero no 3º trimestre, diz Serasa

Publicado em 22/10/2010 12:30
Indicador de Atividade Econômica teve alta de apenas 0,3% em agosto. No trimestre encerrado em agosto, houve recuo de 0,2%.
 O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica teve alta de 0,3% em agosto deste ano na comparação com o mês anterior, sem influências sazonais. No trimestre encerrado em agosto, houve queda de 0,2% na atividade econômica. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (22).

De acordo com a Serasa, com base nesse resultado de agosto, o PIB do terceiro trimestre "caminha para uma taxa de expansão próxima de zero em relação ao segundo trimestre de 2010". Isso confirmaria o atual processo de desaceleração do ritmo de crescimento econômico após forte avanço registrado durante o primeiro trimestre deste ano.

Sobre 2009
Em relação a agosto do ano passado, o crescimento econômico brasileiro atingiu 6,7% fazendo com que, no acumulado dos primeiros oito meses de 2010, a expansão da atividade econômica registrasse 8,3% (em relação período de janeiro a agosto de 2009).

Os economistas da Serasa Experian atrubuem o resultado ao fim dos estímulos fiscais do governo para a compra de veículos e bens duráveis e ao aperto monetário feito pelo Banco Central entre abril e setembro e o enfraquecimento da economia mundial.

Fonte: G1.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro
Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros
Wall Street tem leve alta devido a otimismo com cortes de juros