Bolsas da Ásia fecham em queda com avanço do dólar

Publicado em 27/10/2010 08:29
As bolsas de valores da Ásia registraram quedas nesta quarta-feira e o dólar avançou em meio a dúvidas sobre se o Federal Reserve (FED, o banco central americano) fará uma compra agressiva de ativos para injetar mais dinheiro na economia americana. O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão teve queda de 1,78%, a 457,44 pontos, enquanto o indicador de mercados emergentes caiu de 1,12%.

O Wall Street Journal publicou nesta quarta-feira que o FED vai provavelmente revelar um programa do Tesouro dos Estados Unidos para compra de bônus avaliado em "algumas centenas de bilhões de dólares", mas não citou fontes.

A reunião da autoridade monetária dos EUA na próxima semana, entre 2 e 3 de novembro, mas alguns investidores começaram a reconsiderar a possibilidade de um grande programa de quantitative easing depois de comentários emitidos por vários membros do banco central americano.

"Eu ainda acho possível que o pacote não seja certo para novembro, apesar de que o mercado esteja operando como se já seja", disse Brian Dolan, estrategista-chefe de moeda da Forex.com.

Novos dados da Austrália mostraram que os preços ao consumidor subiram menos que o esperado no último trimestre enquanto o ritmo anual do núcleo da inflação foi o mais lento em cinco anos, o que reduz em grande parte a urgência para uma alta dos juros no país na próxima semana.

A retomada do dólar tem feito com que alguns investidores se esquivem de ações atreladas a commodities, o que fez o indicador do setor na Ásia perde 1,2% na sessão. A bolsa de Tóquio encerrou com oscilação positiva de 0,1%, após operar com alta mais expressiva mais cedo, em meio a realização de lucros nos setor bancário disparada por quedas em Hong Kong e Xangai.

O mercado em Xangai teve desvalorização de 1,46%, Hong KOng caiu 1,85% e Seul recuou 0,51%. Taiwan apurou perda de 0,63% e Cingapura teve queda de 1,21%. Sydney registrou baixa de 0,85%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética