BC eleva previsão de inflação para 2010 e 2011

Publicado em 28/10/2010 11:29
O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) aumentou suas previsões para a inflação em 2010 e 2011. A informação faz parte da ata da reunião da semana passada, quando o comitê decidiu manter novamente a taxa básica de juros em 10,75% ao ano.

A projeção de inflação do BC para 2010 elevou-se em relação ao valor considerado na reunião do Copom de setembro, em todos os cenários calculados pela instituição, e se encontra "sensivelmente" acima do centro da meta de 4,5% fixada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

O Copom faz suas previsões em cima de dois cenários: manutenção de juros e taxa de câmbio e variação desses dois indicadores de acordo com o previsto na pesquisa semanal Focus.

Para 2011, a projeção também se elevou nos dois cenários, mas permanece em torno do valor central da meta. Em relação a 2012, a projeção vai até o terceiro trimestre. Nesse caso, em ambos os cenários, se encontra ao redor do valor da meta. O BC não divulga os valores.

TARIFAS

O Copom manteve as projeções de reajuste zero para a gasolina e para o gás de botijão em 2010.

Em relação às tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, a primeira caiu de 1,6% para 0,8%. A segunda, de 3,7% para 3,6%.

A projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados foi mantida em 3,6%. Para 2011, foi reduzida de 4,4% para 4,3%.

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética