União Europeia aprova acordo para proteger o euro de crises financeiras

Publicado em 29/10/2010 13:44
Os representantes dos países que integram a União Europeia aprovaram hoje (29) um rigoroso acordo para proteger o euro de crises financeiras. Em nome dos presidentes e primeiros-ministros dos países integrantes, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, destacou a criação de uma comissão que ficará encarregada de supervisionar os sinais de alteração do quadro macroeconômico.

“Os Estados-Membros devem observar como as decisões políticas afetam seus parceiros e a União [Europeia] como um todo. É a grande lição da crise”, disse Rompuy. “Eu confio em todos e que será possível manter o ritmo. É nosso dever.” As informações constam do relatório final do encontro, divulgado hoje pela União Europeia.

O assunto será retomado na reunião do Conselho Europeu em dezembro. A ideia é analisar as propostas apresentadas no encontro desta semana para preparar um documento que servirá como base das medidas que deverão ser adotadas até 2013. “A disciplina fiscal é reforçada pela União Europeia. É essencial que o Orçamento da União Europeia e do futuro Plano Plurianual do Quadro Financeiro reflita os esforços de consolidação que serão feitos pelos Estados-Membros para levar o déficit e a dívida para uma trajetória mais sustentável”, disse o presidente do Conselho Europeu.

Rompuy alertou ainda que os governantes europeus devem aumentar a atenção em relação à responsabilidade fiscal, à dívida pública e à adoção de sanções quando houver déficit superior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

O acordo inclui também medidas para reforçar o chamado pacto de estabilidade e a coordenação política em relação aos conselhos fiscais. De acordo com Rompuy, os integrantes da União Europeia devem considerar que a “política não é um negócio de risco zero” e, por isso, é necessário adotar todos os mecanismos possíveis para evitar a “instabilidade na zona do euro”.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética