Fed prepara novo plano de resgate para economia dos EUA

Publicado em 03/11/2010 07:46
O Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), que conclui uma reunião de dois dias nesta quarta-feira, parece pronto para fornecer uma nova linha de resgate à economia dos Estados Unidos, embora haja dúvidas sobre sua eficácia.

Espera-se que a reunião termine com a decisão controversa de comprar centenas de bilhões de dólares em dívida do governo norte-americano para incentivar a recuperação econômica.

As autoridades estão decepcionadas com o desemprego de 9,6% e temem que possa surgir uma espiral deflacionária. O núcleo da inflação no país já está nos menores níveis desde a década de 1960.

O Fed espera que a compra adicional de bônus governamentais diminua os juros e impulsione o gasto do consumidor. Porém, muitos economistas --e alguns membros do Fed-- alertam que o efeito da medida pode ser mínimo. Alguns também se preocupam que o programa, razão de um debate vigoroso dentro do banco central, possa reduzir ainda mais a inflação.

"Quando se tem taxas de juros tão baixas quanto estão, elas não podem diminuir muito, por isso eu não espero resultados avassaladores nessa ação", disse Paul Volcker, ex-chairman do Fed.

O Fed cortou as taxas de juros para quase zero em dezembro de 2008 e já comprou cerca de US$ 1,7 trilhões em dívida do governo dos EUA e bônus atrelados a hipotecas.

Analistas esperam, agora, uma segunda rodada de compra de Treasuries no total de US$ 500 bilhões, realizada ao longo de seis meses, com a possibilidade das autoridades ampliarem a operação se necessário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário