Endividamento do setor rural será tema central em 2011

Publicado em 05/11/2010 06:44
Os parlamentares que integram a Frente da Agropecuária discutiram também a agenda legislativa para o ano que vem e, de acordo com o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que preside o grupo, o tema central a ser debatido com o governo na próxima legislatura é o endividamento do setor rural. Moreira Mendes informou que os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária vão tentar ao longo do ano abrir um canal de comunicação com o governo de Dilma Rousseff para debater a dívida dos agricultores.

O deputado argumentou que o agronegócio brasileiro responde por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) das exportações e, só por isso, já se justifica uma atenção especial ao setor. "Quando aumentamos na qualidade, aumentamos na produtividade", explicou. Atualmente, segundo o deputado, "se produz muito mais, numa área menor, à custa do empobrecimento do produtor. Para ele, o problema da renda "é muito grave", e por isso é um dos temas que fazem parte dos interesses da agenda legislativa da frente para o ano que vem.

Recuperação de renda - Em setembro, a Câmara Temática de Insumos Agropecuários, um órgão consultivo vinculado ao Ministério da Agricultura, concluiu que os anos de 2010 e 2011 serão de recuperação da renda para o produtor rural.

Espera-se aumento de 2% na produção de grãos em relação à última safra, chegando a 152 milhões de toneladas, mas com um crescimento de 8% da receita ao agricultor. O trabalho aponta que, em 2010, a renda total do setor agrícola deve chegar a R$ 174,7 bilhões. Segundo a projeção da câmara setorial, o setor de grãos, sozinho, deve alcançar mais de R$ 78 bilhões.

Fonte: Jornal da Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética