Endividamento do setor rural será tema central em 2011

Publicado em 05/11/2010 06:44
Os parlamentares que integram a Frente da Agropecuária discutiram também a agenda legislativa para o ano que vem e, de acordo com o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), que preside o grupo, o tema central a ser debatido com o governo na próxima legislatura é o endividamento do setor rural. Moreira Mendes informou que os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária vão tentar ao longo do ano abrir um canal de comunicação com o governo de Dilma Rousseff para debater a dívida dos agricultores.

O deputado argumentou que o agronegócio brasileiro responde por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) das exportações e, só por isso, já se justifica uma atenção especial ao setor. "Quando aumentamos na qualidade, aumentamos na produtividade", explicou. Atualmente, segundo o deputado, "se produz muito mais, numa área menor, à custa do empobrecimento do produtor. Para ele, o problema da renda "é muito grave", e por isso é um dos temas que fazem parte dos interesses da agenda legislativa da frente para o ano que vem.

Recuperação de renda - Em setembro, a Câmara Temática de Insumos Agropecuários, um órgão consultivo vinculado ao Ministério da Agricultura, concluiu que os anos de 2010 e 2011 serão de recuperação da renda para o produtor rural.

Espera-se aumento de 2% na produção de grãos em relação à última safra, chegando a 152 milhões de toneladas, mas com um crescimento de 8% da receita ao agricultor. O trabalho aponta que, em 2010, a renda total do setor agrícola deve chegar a R$ 174,7 bilhões. Segundo a projeção da câmara setorial, o setor de grãos, sozinho, deve alcançar mais de R$ 78 bilhões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal da Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário