China dá fôlego às bolsas asiáticas; Xangai sobe 1%

Publicado em 11/11/2010 07:29 e atualizado em 11/11/2010 08:03
O banco central da China definiu um aumento de 0,5 ponto percentual na alíquota do depósito compulsório bancário. A medida, anunciada ontem, vale a partir de 16 de novembro. A imprensa do país havia adiantado que a autoridade monetária poderia realizar tal movimentação.

A alíquota dos quatro principais bancos detidos pelo Estado - Industrial and Commercial Bank of China, China Construction Bank, Bank of China and Agricultural Bank of China (ABC) - vai para 18%.

Para outras grandes instituições financeiras, a taxa sobe para 17,5%. Para pequenas e médias, a alíquota vai equivaler a 14%.

Matéria da agência de notícias chinesa Xinhua recordou que o BC chinês elevou o depósito compulsório dos quatro principais bancos detidos pelo Estado e de dois bancos privados - o China Merchants Bank Co. and Minsheng Banking Corp. - em 0,5 ponto percentual no mês passado.

A reportagem lembrou ainda que a autoridade monetária da China subiu a alíquota do compulsório para todos os bancos chineses em 18 de janeiro, em 25 de fevereiro e em 10 de maio para conter o crescimento no crédito bancário e os preços das casas.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética