China dá fôlego às bolsas asiáticas; Xangai sobe 1%

Publicado em 11/11/2010 08:29 e atualizado em 11/11/2010 09:03
163 exibições
O banco central da China definiu um aumento de 0,5 ponto percentual na alíquota do depósito compulsório bancário. A medida, anunciada ontem, vale a partir de 16 de novembro. A imprensa do país havia adiantado que a autoridade monetária poderia realizar tal movimentação.

A alíquota dos quatro principais bancos detidos pelo Estado - Industrial and Commercial Bank of China, China Construction Bank, Bank of China and Agricultural Bank of China (ABC) - vai para 18%.

Para outras grandes instituições financeiras, a taxa sobe para 17,5%. Para pequenas e médias, a alíquota vai equivaler a 14%.

Matéria da agência de notícias chinesa Xinhua recordou que o BC chinês elevou o depósito compulsório dos quatro principais bancos detidos pelo Estado e de dois bancos privados - o China Merchants Bank Co. and Minsheng Banking Corp. - em 0,5 ponto percentual no mês passado.

A reportagem lembrou ainda que a autoridade monetária da China subiu a alíquota do compulsório para todos os bancos chineses em 18 de janeiro, em 25 de fevereiro e em 10 de maio para conter o crescimento no crédito bancário e os preços das casas.
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário