Bancos na China devem aumentar empréstimos aos produtores rurais

Publicado em 22/11/2010 16:23 e atualizado em 22/11/2010 17:23
A Comissão Regulatória do setor bancário da China (CBRC) emitiu um comunicado dizendo que o país determinou que os bancos aumentem seus empréstimos aos produtores rurais, processadores e traders. Essa determinação é uma parcela das medidas tomadas pelo governo para controlar a inflação.

O informativo diz que produtos como arroz, milho, vegetais, algodão e açúcar têm a oferta reduzida e precisam de auxílio financeiro. Para isso, o CBRC pede aos bancos que facilitem o processo e reduza o tempo para a aprovação dos procedimentos. Paralelamente, os créditos para setores não agrícolas serão reduzidos.

Em outubro, o índice de preços ao consumidor atingiu o maior patamar em 25 anos, a 4,4%. A taxa foi impulsionada por um avanço dos preços dos preços dos alimentos - 10,1%.

O professor de economia e administração da Universidade de Agricultura da China, Tian Zhihong, diz que a alta dos custos trabalhistas em áreas rurais também influenciam o aumento das cotações, bem como as especulações a cerca do mercado. 

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro