Irlanda terá duas semanas intensas até votação do Orçamento

Publicado em 23/11/2010 08:15
A Irlanda começa duas semanas de manobras políticas nesta terça-feira, com o governo desafiando a oposição a bloquear o Orçamento de austeridade necessário para o resgate financeiro oferecido pela União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, enfrentou na segunda-feira pressões crescentes de renúncia, dizendo que ficará no governo até que o Parlamento aprove o Orçamento e que, depois disso, convocará eleições antecipadas.

A irritação pública sobre o gerenciamento da crise econômica e bancária só cresceu desde que o resgate foi anunciado, e as chances do premiê conseguir aprovar o Orçamento diminuíram drasticamente quando dois membros de partidos independentes do Parlamento disseram que devem retirar seu apoio.

Cowen, porém, argumentou que o interesse nacional exige que ele insista para anunciar o prometido plano quadrienal de austeridade na quarta-feira e o Orçamento de 2011 em 7 de dezembro.

O governo deve cortar o salário mínimo, reduzir os gastos com bem-estar social, diminuir o número de funcionários públicos, criar de um novo imposto sobre propriedade e elevar o imposto de renda num pacote elaborado com o objetivo de tirar 6 bilhões de euros do Orçamento de 2011 e 15 bilhões de euros até 2014.

Sindicatos alertaram que o plano de austeridade pode provocar agitação pública: uma manifestação estudantil contra o aumento planejado dos impostos ficou violenta neste mês, e sindicatos convocaram uma marcha para protestar contra as medidas no dia 27 de novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário