Índice de ações da Ásia avança apesar de preocupação com Irlanda

Publicado em 29/11/2010 07:34
Dúvidas sobre a eficácia do pacote de ajuda à Irlanda pressionaram o euro ao menor patamar em dois meses nesta segunda-feira, mas o índice de mercados acionários da Ásia fechou em alta, impulsionado pela valorização em Hong Kong.

As ações na região foram pressionadas ao longo de toda a sessão, mas ganharam algum alívio depois de uma abertura positiva na Europa.

Autoridades europeias concordaram no domingo em emprestar 85 bilhões de euros (US$ 115 bilhões) para a Irlanda na expectativa de que os recursos garantam aos investidores a visão de que todos os países europeus vão quitar suas dívidas. Mas os mercados acabaram se mostrando céticos de que o empréstimo vai evitar mais contágios.

"Há ainda preocupações sobre o restante dos países, incluindo Portugal e Espanha", disse Lorraine Tan, diretor para a Ásia da Standard & Poor's. "Isso cria preocupações e as pessoas se mostram menos dispostas a assumir riscos nesse estágio", acrescentou.

Muitos investidores na Ásia afirmaram que preferem esperar para ver como os mercados norte-americanos e europeus vão encarar o pacote de ajuda antes de tomarem qualquer decisão de operação significativa.

Uma alta no final da sessão na Bolsa de Hong Kong, para 1,26%, ajudou a elevar o índice que reúne mercados da região Ásia-Pacífico, exceto Japão. Às 7h59 (horário de Brasília), o índice subia 0,77%, a 452,67 pontos.

A Bolsa de Seul recuou 0,33% depois de ter alcançando maior patamar em cinco meses. Operadores disseram que o volume da sessão foi fraco, o que sugere prudência dos investidores, especialmente com a tensão entre as Coreias se mantendo.

Em Xangai, a Bolsa recuou 0,19%, Tóquio teve valorização de 0,86% e Taiwan teve ganho de 0,66% e Cingapura fechou estável. Sydney registrou alta de 0,44%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário