França e Alemanha declaram salvação do euro, mercado tem cautela

Publicado em 29/11/2010 07:36
A Alemanha e a França declararam nesta segunda-feira que a Europa tomou uma medida decisiva para salvar o euro ao resgatar a Irlanda e delinear os fundamentos de um sistema permanente de resolução de crise, mas os investidores não estavam convencidos.

Sob pressão para conter as ameaças à moeda única antes da abertura dos mercados e impedir o contágio de Portugal e Espanha pela crise, ministros da União Europeia endossaram o pacote de 85 bilhões de euros (US$ 112,46 bilhões) aprovado no domingo para ajudar Dublin a cobrir dívidas bancárias e o deficit público.

Também foi aprovado o esboço de um mecanismo europeu de estabilidade de longo prazo, baseado em uma proposta da França e da Alemanha, que criará um mecanismo permanente de resgate e fará com que o setor privado partilhe gradualmente o fardo de qualquer moratória futura.

"Essa é uma medida que não é simplesmente uma ação única adotada em resposta a uma crise importante. Ela forma parte da determinação absoluta da Europa -- da França e da Alemanha -- para salvar a zona do euro", disse François Baroin, porta-voz do governo francês, à rádio Europe 1.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, disse que agora que a clareza foi alcançada, "nós esperamos pela calma e realidade dos mercados financeiros". Segundo ele, a especulação dos investidores contra países da zona do euro foi quase irracional.

A ministra da Economia da França, Christine Lagarde, declarou que os mercados "irracionais" não estão precificando corretamente os ricos de dívida soberana na Europa.

A reação inicial do mercado ao acordo era negativa. O euro atingiu a mínima em dois meses de US$ 1,3183, antes de se recuperar para operar perto dos níveis de sexta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética