Mercados da Ásia deslizam após venda de bônus dos EUA

Publicado em 08/12/2010 10:00
As Bolsas de valores da Ásia encerraram em queda nesta quarta-feira, pressionadas por baixa acentuada nos títulos do Tesouro norte-americano que impulsionou o dólar ante o iene e o euro, e fez investidores optarem por ativos de risco menor.

Os preços dos Treasuries dos EUA despencaram em resposta à proposta do presidente norte-americano, Barack Obama, de prorrogar por dois anos reduções de impostos, medida que pode apoiar a economia no curto prazo mas pode aumentar a dívida nacional no longo prazo. Os preços de dívida ao redor do mundo caíram diante da venda acima da esperada dos Treasuries.

"Os cortes de impostos mudaram o cenário", disse Arihiro Nagata, gerente de renda fixa no Sumitomo Mitsui Banking Corp. "Muitas pessoas estão agora alterando suas perspectivas. Muitos economistas estão dizendo que as reduções de impostos vão impulsionar o crescimento dos EUA em 0,5 a 1 ponto percentual."

Mas o custo dessas reduções tributárias vão provavelmente ampliar o deficit norte-americano, o que fez investidores venderem bônus para elevar os prêmios de risco sobre a dívida dos EUA.

"Está se tornando cada vez mais claro que os EUA estão tomando um caminho muito diferente em relação aos europeus sobre o problema de dívida. Eles estão reinflacionando o caminho de saída enquanto os europeus estão indo na direção oposta", disse Grant Turley, estrategista do ANZ.

O dólar subiu ante o iene e a maior parte das outras divisas asiáticas. Com o iene mais fraco, as ações de empresas exportadoras em Tóquio receberam impulso e o mercado japonês encerrou em alta de 0,9%, a 10.232 pontos.

Enquanto isso, vários mercados acionários da Ásia fecharam em queda diante da surpresa e do volume da venda de bônus dos EUA que adicionou incerteza rumo ao final do ano.

A Bolsa de Seul recuou 0,35%, também pressionada em alguns momentos por informação sobre um exercício militar da Coreia do Norte. Fraqueza em papéis atrelados a commodities pressionou a Bolsa de Hong Kong, que perdeu 1,43%, a 23.092 pontos.

O índice MSCI que reúne Bolsas da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, operava em baixa de 1,25% às 8h (horário de Brasília) a 463,64 pontos. Apesar disso, o indicador acumula valorização de cerca de 12% no ano, ainda à frente do índice MSCI de ações globais.

A Bolsa de Xangai caiu 0,95%, Taiwan teve oscilação negativa de 0,01%, Sydney encerrou em baixa de 0,57% e Cingapura foi na contra-mão, fechando em alta de 0,34%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA