Mercados da Ásia deslizam após venda de bônus dos EUA

Publicado em 08/12/2010 10:00
As Bolsas de valores da Ásia encerraram em queda nesta quarta-feira, pressionadas por baixa acentuada nos títulos do Tesouro norte-americano que impulsionou o dólar ante o iene e o euro, e fez investidores optarem por ativos de risco menor.

Os preços dos Treasuries dos EUA despencaram em resposta à proposta do presidente norte-americano, Barack Obama, de prorrogar por dois anos reduções de impostos, medida que pode apoiar a economia no curto prazo mas pode aumentar a dívida nacional no longo prazo. Os preços de dívida ao redor do mundo caíram diante da venda acima da esperada dos Treasuries.

"Os cortes de impostos mudaram o cenário", disse Arihiro Nagata, gerente de renda fixa no Sumitomo Mitsui Banking Corp. "Muitas pessoas estão agora alterando suas perspectivas. Muitos economistas estão dizendo que as reduções de impostos vão impulsionar o crescimento dos EUA em 0,5 a 1 ponto percentual."

Mas o custo dessas reduções tributárias vão provavelmente ampliar o deficit norte-americano, o que fez investidores venderem bônus para elevar os prêmios de risco sobre a dívida dos EUA.

"Está se tornando cada vez mais claro que os EUA estão tomando um caminho muito diferente em relação aos europeus sobre o problema de dívida. Eles estão reinflacionando o caminho de saída enquanto os europeus estão indo na direção oposta", disse Grant Turley, estrategista do ANZ.

O dólar subiu ante o iene e a maior parte das outras divisas asiáticas. Com o iene mais fraco, as ações de empresas exportadoras em Tóquio receberam impulso e o mercado japonês encerrou em alta de 0,9%, a 10.232 pontos.

Enquanto isso, vários mercados acionários da Ásia fecharam em queda diante da surpresa e do volume da venda de bônus dos EUA que adicionou incerteza rumo ao final do ano.

A Bolsa de Seul recuou 0,35%, também pressionada em alguns momentos por informação sobre um exercício militar da Coreia do Norte. Fraqueza em papéis atrelados a commodities pressionou a Bolsa de Hong Kong, que perdeu 1,43%, a 23.092 pontos.

O índice MSCI que reúne Bolsas da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, operava em baixa de 1,25% às 8h (horário de Brasília) a 463,64 pontos. Apesar disso, o indicador acumula valorização de cerca de 12% no ano, ainda à frente do índice MSCI de ações globais.

A Bolsa de Xangai caiu 0,95%, Taiwan teve oscilação negativa de 0,01%, Sydney encerrou em baixa de 0,57% e Cingapura foi na contra-mão, fechando em alta de 0,34%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário