Inflação em novembro atinge maior resultado em cinco anos impulsionada pela alta dos alimentos

Publicado em 10/12/2010 09:44
A inflação no mês de novembro subiu 0,83%. Foi o maior resultado em cinco anos. E os alimentos é que deram a principal contribuição para esta alta. O professor de economia da USP Heron do Carmo explicou porque os produtos da agropecuária subiram tanto.

A alta na arroba do boi se tornou destaque no noticiário das últimas semanas. Foi justamente a carne bovina que mais contribuiu para elevar a inflação. “É um cenário difícil e isso é resultado, entre outros fatores, da seca que afetou a produção agrícola no Brasil. Essa seca fez com que o preço da carne já em setembro começasse a aumentar, subisse mais em outubro e atingisse esse patamar com preços ao consumidor crescendo quase 10% e alguns cortes, como a picanha, com aumento de quase 20% em novembro”, esclareceu o professor.

Ainda segundo Heron do Carmo, as carnes e derivados respondem por 20% de tudo o que o brasileiro gasta com alimentação. O leite, o trigo e o açúcar também contribuíram para elevar o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor, em novembro.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA