Inflação em novembro atinge maior resultado em cinco anos impulsionada pela alta dos alimentos

Publicado em 10/12/2010 09:44
A inflação no mês de novembro subiu 0,83%. Foi o maior resultado em cinco anos. E os alimentos é que deram a principal contribuição para esta alta. O professor de economia da USP Heron do Carmo explicou porque os produtos da agropecuária subiram tanto.

A alta na arroba do boi se tornou destaque no noticiário das últimas semanas. Foi justamente a carne bovina que mais contribuiu para elevar a inflação. “É um cenário difícil e isso é resultado, entre outros fatores, da seca que afetou a produção agrícola no Brasil. Essa seca fez com que o preço da carne já em setembro começasse a aumentar, subisse mais em outubro e atingisse esse patamar com preços ao consumidor crescendo quase 10% e alguns cortes, como a picanha, com aumento de quase 20% em novembro”, esclareceu o professor.

Ainda segundo Heron do Carmo, as carnes e derivados respondem por 20% de tudo o que o brasileiro gasta com alimentação. O leite, o trigo e o açúcar também contribuíram para elevar o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor, em novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário