Produção manufatureira da Ásia avança, mas inflação preocupa

Publicado em 03/01/2011 09:05
A produção manufatureira da Ásia avançou em dezembro, destacando a liderança dos países emergentes na recuperação econômica mundial, embora dados mostrem uma crescente ameaça de inflação no continente.

Os índices do setor manufatureiro da China e da Índia caíram, mas também sugeriram que a produção fabril ainda tem crescimento forte. As indústrias de ambos os países vêm crescendo há quase dois anos.

Dados mostraram nesta segunda-feira que o índice HSBC Markit para as fábricas da China caiu para 56,7 em dezembro, ante 58,4 em novembro, mês que teve a maior leitura desde maio de 2010. Um número acima de 50 indica expansão no setor.

Na China, o índice manufatureiro caiu de 55,2 para 53,9 em dezembro, mostraram dados no dia de ano-novo. O número ficou abaixo das previsões, mas também aliviou preocupações sobre o superaquecimento da economia que viu a inflação atingir a máxima em 28 meses em novembro.

Enquanto isso, as fábricas da Coreia do Sul registraram a maior expansão em sete meses, com o índice HSBC/Markit subindo de 50,23 para 53,89.

A atividade manufatureira do Japão, no entanto, encolheu pelo quarto mês seguido em dezembro, com o índice Markit/JMMA abaixo da marca de 50. Mas o índice subiu de 47,3 para 48,3, mostrando que o ritmo de contração diminuiu.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos