Produção manufatureira da Ásia avança, mas inflação preocupa

Publicado em 03/01/2011 09:05
A produção manufatureira da Ásia avançou em dezembro, destacando a liderança dos países emergentes na recuperação econômica mundial, embora dados mostrem uma crescente ameaça de inflação no continente.

Os índices do setor manufatureiro da China e da Índia caíram, mas também sugeriram que a produção fabril ainda tem crescimento forte. As indústrias de ambos os países vêm crescendo há quase dois anos.

Dados mostraram nesta segunda-feira que o índice HSBC Markit para as fábricas da China caiu para 56,7 em dezembro, ante 58,4 em novembro, mês que teve a maior leitura desde maio de 2010. Um número acima de 50 indica expansão no setor.

Na China, o índice manufatureiro caiu de 55,2 para 53,9 em dezembro, mostraram dados no dia de ano-novo. O número ficou abaixo das previsões, mas também aliviou preocupações sobre o superaquecimento da economia que viu a inflação atingir a máxima em 28 meses em novembro.

Enquanto isso, as fábricas da Coreia do Sul registraram a maior expansão em sete meses, com o índice HSBC/Markit subindo de 50,23 para 53,89.

A atividade manufatureira do Japão, no entanto, encolheu pelo quarto mês seguido em dezembro, com o índice Markit/JMMA abaixo da marca de 50. Mas o índice subiu de 47,3 para 48,3, mostrando que o ritmo de contração diminuiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário