Indústria se retrai em novembro, alimentos são destaque

Publicado em 05/01/2011 13:12
A produção da indústria brasileira retraiu-se levemente em novembro após dois meses de altas modestas.

A atividade recuou 0,1 por cento em novembro ante outubro e subiu 5,3 por cento sobre igual mês de 2009, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Em outubro, o setor havia crescido 0,3 por cento e em setembro, 0,1 por cento.

Analistas consultados pela Reuters projetavam alta mês a mês de 0,2 por cento --com faixa de previsões de queda de 0,8 por cento a alta de 0,8 por cento-- e avanço anual de 4,75 por cento --com estimativas entre 4,2 e 6,1 por cento.

Na comparação mensal, 12 setores tiveram queda da produção, 14 cresceram e um ficou estável.

O principal segmento negativo foi Alimentos, com baixa de 2,1 por cento, a terceira consecutiva, seguido por Máquinas e equipamentos, com declínio de 1,1 por cento. Entre as altas, os destaques foram Refino de petróleo e produção de álcool (3 por cento) e Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,2 por cento).

Entre as categorias de uso, em novembro sobre outubro a atividade de bens de consumo duráveis caiu 0,7 por cento e a de bens de consumo semi e não duráveis recuou 0,5 por cento, enquanto a produção de bens de capital e a de bens intermediários registraram crescimento, de, respectivamente, 3,2 e 1,0 por cento.

Em relação a novembro de 2009, 24 dos 27 setores tiveram aumento da produção, destacando-se Veículos automotores (14,2 por cento) e Indústrias extrativas (11,5 por cento).

Nas categorias de uso, a produção de bens de capital teve a maior alta, de 9 por cento, seguida por bens intermediários (5,8 por cento), bens de consumo duráveis (4,6 por cento) e bens de consumo semi e não duráveis (3,1 por cento).

No ano até novembro, a produção industrial brasileira acumulou crescimento de 11,1 por cento.

A média móvel trimestral teve alta de 0,1 por cento em novembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário