Safra de 2011 de Minas Gerais deve ser a maior da história

Publicado em 06/01/2011 14:11

O levantamento divulgado nesta quinta-feira (06) pela  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a produção deste ano  deve ser de 10,5 milhões de toneladas. Um crescimento de 3,9% em relação ao  ano passado.
A produção esperada para 2011 supera o antigo recorde estadual, que foi de 10,4 milhões de toneladas em 2009. O aumento esperado da safra mineira deste  ano também supera a média do crescimento nacional que, segundo a Conab, será  de 0,1%.
"Os maiores destaques da safra deste ano serão a soja e o algodão. No  caso da soja, o crescimento será de 6,8%, superando a produção de 3,1  milhões de toneladas. Pelo segundo ano consecutivo foi registrado um  crescimento da área plantada com soja", explica João Ricardo Albanez,  superintendente de Política e Economia Agrícola da secretaria de Agricultura  de Minas Gerais.
Segundo o superintendente, os produtores estão aproveitando os bons preços da soja no mercado internacional. "A alta dos preços no exterior também  valoriza o produto no mercado interno. Houve um grande aumento mundial do  consumo de soja".
No caso da produção mineira de algodão, o crescimento esperado para este  ano será de 73,3%, com uma safra estimada de 96,7 mil toneladas. "Assim como  aconteceu com a soja, o algodão também está valorizado em todo o mundo. O  aumento do consumo e a redução dos estoques mundiais valorizaram o algodão em pluma. No mercado interno, o preço pago ao produtor dobrou no último ano",  comenta Albanez.
Cana-de-açúcar - A Conab também confirmou que a produção de  cana-de-açúcar em Minas Gerais destinada ao setor sucroalcooleiro foi recorde  em 2010. Foram colhidos 55,2 milhões de toneladas. Um aumento de 10,6% em  relação ao ano passado.
A safra colhida em 2010 consolidou Minas Gerais, como o segundo maior  produtor de cana-de-açúcar do país. Da produção colhida no Estado, 57%  foram destinados à produção de etanol e 43% para a produção de açúcar.
"A instalação de três novas usinas em Minas Gerais no ano passado,  incentivou o aumento da produção. Além disso, a melhoria dos preços do  açúcar incentivou o setor", afirma João Ricardo Albanez.
As novas usinas de Minas Gerais que entraram em funcionamento no ano passado estão em Uberaba, Tupaciguara (Triângulo Mineiro) e João Pinheiro  (Noroeste). Segundo o superintendente, além da produção de açúcar e etanol, a instalação de novas usinas está ampliando a geração de energia com o
uso do bagaço da cana-de-açúcar.

Safra de grãos em MG (2010/2011)
Produção: 10,5 milhões (alta de 3,9%)
Área: 2,8 milhões de hectares (alta 0,6%)

Principais produtos:
Milho: 6,2 milhões (alta de 2,8%)
Soja: 3,1 milhões (alta de 6,8%)
Feijão 1 safra: 244,6 mil toneladas (alta de 14,6%)
Algodão: 96,7 mil toneladas (alta de 73,3%)

Safra de cana-de-açúcar em MG (2010)
Produção: 55,2 milhões de toneladas (alta de 10,6%)
Área: 650 mil hectares (alta de 10,4%)
Produção de etanol: 2,6 bilhões de litros (alta de 13,9%)
Produção de açúcar: 3,2 milhões de toneladas (alta de 20,8%)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secr. de Agr. de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário