China rejeita críticas de parlamentares dos EUA sobre câmbio

Publicado em 18/01/2011 07:56
O presidente da China, Hu Jintao, vai aos Estados Unidos nesta terça-feira para uma visita oficial, enquanto senadores norte-americanos exigem medidas duras contra a "manipulação cambial" chinesa.

Hu disse nesta semana que não aceitaria argumentos de que o iuan está subvalorizado.

O atrito sobre câmbio salienta as tensões comerciais que devem dominar a cúpula de quarta-feira em Washington entre Hu e o presidente dos EUA, Barack Obama. A reunião deve se concentrar em uma série de questões delicadas, do rebalanceamento da economia global às relações com a Coreia do Norte.

Analistas consideram esta como a visita mais importante de um líder chinês aos EUA nos últimos 30 anos, tendo em vista a crescente influência militar e diplomática da China e a emergência do país como a segunda maior economia do mundo, após os EUA.

O porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Hong Lei, disse que seu governo espera que os parlamentares norte-americanos não estraguem o tom da visita de Hu, reiterando que a China está comprometida a reformar seu sistema cambial.

"Muitos fatores provaram que o a política cambial do iuan não é a causa principal do desequilíbrio comercial entre China e EUA", declarou Hong.

"Nós esperamos que os parlamentares norte-americanos ... evitem prejudicar os interesses gerais da cooperação econômica e comercial entre China e EUA."

Um grupo de senadores norte-americanos disse na segunda-feira que os Estados Unidos precisam aprovar leis punitivas se a China não permitir que sua moeda suba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário