FMI prevê que economia global crescerá 4,4% em 2011

Publicado em 25/01/2011 07:24
O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou a previsão de que a economia global crescerá 4,4% em 2011 dois décimos acima do projetado há três meses, graças a uma atividade melhor do que a esperada na reta final de 2010. As novas projeções apontam um crescimento global de 4,5% em 2012.

Em linha com o mencionado em outras ocasiões, o FMI lembrou nesta terça-feira que a recuperação em andamento tem duas velocidades, com os países emergentes à frente do pelotão e os avançados em um distante segundo lugar.

O Fundo, que publicou nesta terça-feira a versão atualizada do seu relatório semestral "Perspectivas Econômicas Mundiais", destacou que nas economias avançadas a atividade desacelerou menos que o esperado. Mesmo assim, o desemprego continua sendo elevado e as renovadas tensões nos países periféricos da zona do euro aumentam os riscos.

Bem diferente é o panorama nos países emergentes, onde a atividade é "afortunada", mas a bonança tem seus riscos, como a pressão inflacionária e as dificuldades derivadas do contínuo desembarque de capitais.

O organismo multilateral explicou que a revisão para cima de suas projeções de crescimento "reflete uma atividade mais sólida que o esperado no segundo semestre de 2010, assim como novas iniciativas nos EUA que impulsionarão a atividade este ano".

Apesar do cenário favorável, a economia mundial enfrenta vários riscos. O relatório menciona entre os requisitos "mais urgentes" para uma robusta recuperação ações "amplas e rápidas" para superar os problemas financeiros e de dívida soberana na zona do euro.

A isso devem ser somadas medidas para combater os desequilíbrios fiscais e reparar e reformar os sistemas financeiros das economias avançadas em geral.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
EFE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário