BC amplia intervenção cambial com compra de dólares a termo

Publicado em 26/01/2011 06:53
O Banco Central regulamentou nesta terça-feira uma nova modalidade de intervenção no mercado de câmbio, com a compra de dólares em leilões com liquidação a termo.

Atualmente, o BC tem enxugado a oferta de moeda estrangeira com a compra de dólares no mercado à vista e com a oferta de contratos de swap cambial reverso --que funcionam como uma compra de dólares no mercado futuro.

A diferença entre a compra de dólares no mercado à vista e o novo leilão a termo será o prazo de liquidação. No primeiro, é de dois dias úteis, como a maioria das operações no mercado de câmbio. Na nova intervenção, o prazo será definido no momento do anúncio.

Poderão participar dos leilões a termo as instituições "dealers". Os leilões serão divulgados pelo BC por meio de comunicado no Sisbacen.

O governo tem intensificado os esforços para frear a valorização do real, em uma tentativa de proteger as exportações do país. Além das intervenções do Banco Central, por exemplo, o governo já elevou no ano passado o imposto sobre a entrada de capital estrangeiro para aplicações em renda fixa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética